quarta-feira, 26 de maio de 2010

Self Harm outra vez ...

abordarei aqui um assunto que muitos já haviam ouvido falar ,mas não sabiam que se trata de uma doença!
Isso mesmo irei falar sobre Self Harm(auto - mutilação,auto-dano)!!!!!
Self Harm hoje em dia é um problema muito comum e muito visto entre jovens,quem nunca ouviu falar que aquela garota ou garoto tentou se matar cortando os pulsos!!!!
Na verdade na maioria das vezes,não foi tentativa de suicidio,mas sim uma forma de colocar pra fora um sentimento reprimido!!!!As causas são varias,pode ser por medo,raiva,depressão,baixa-estima,e até para chamar atenção.....É verdade as vezes as pessoas só querem chamar a atençao o que não sabem é que isso se torna um vício, uma doença.
Relatos de pessoas com Self Harm contam que quando se começa a se cortar,não se consegue parar mais.Na maioria das vezes se começa os cortes nos pulsos,depois no braço todo,avançando paras as pernas e depois disso qualquer lugar do corpo é lugar para se ferir...
Objetos como tesoura,lámina de barbear(as famosas razorblades),facas,estiletes,cacos de vidro,até mesmo lápis e caneta podem se transformar num objeto pra se auto- mutilar!!!!Enfim qualquer objeto cortante!!!!
O problemas já é bastante difundido nos Estados Unidos e outros países ,aqui no Brasil nem tanto ,mas já se pode encontrar algumas comunidades no Orkut a favor e contra o Self Harm.
Como se trata de uma doença com fundo psicologico varias familias quando descobrem que seu filho ou parente tem Self Harm,pensam que a pessoa esteja ficando louca,mas na verdade a pessoa sofre de uma doença que a propria familia e sociedade fizeram surgir!!!!
Self Harm apesar de ser complicado ,médicos garantem ter cura atraves de sessões com psicologos e medicamentos anti-depressivos ,que fazem diminuir a ansiedade!!!!
A pessoa com Self Harm fica sem saber o que fazer,muita vezes tentam esconder seu problema,vivem num mundo só deles onde a unica regra é se cortar, se cortam para se livrar de um sentimento ruim,acham que uma dor maior elimina uma menor, na maioria dos casos o doente tem muita vergonha do seu corpo pelo fato das cicatrizes,assim quase que só usam roupas compridas,e tambem não permitem nenhum tipo de contato físico com os outros a sua volta.
Vivem literalmente num mundo de dor e sangue...
Esse problema é mais comum em mulheres,jovens,pessoas que fazem parte de alguma tribo tipo gotica ,emo,ou rock,pessoas ex-usuarias de algum tipo de drogas e em pessoas muito solitarias,as causas ainda não são bem conhecidas ....
Existem hoje ,principalmente em paises como EUA ,campanhas contra o Self Harm,mas o problema ainda vem crescendo desenfreadamente, e andam confundindo a doença até com possessão demoniaca!!!!!!
Talvez se voce conheçe alguma pessoa que voce suspeite ter o problema tente converssar sutilmente ,ganhando confiança da pessoa, para que ela possa abordar o assunto com você,então diga que o problema tem cura e busque por ela algum tipo de ajuda,pois ela mesma jamais irá buscar ajuda por conta propria!!!!!

9 comentários:

  1. eu conheço algumas pessoas que se cortavao mais conseguirao parar ... com muita dificuldade mais conseguirao parar !

    ResponderExcluir
  2. Eu sofro de sel harm a 4 anos. O mais triste,é que a gente magoa quem gosta da gente o tempo inteiro,não podemos usar qualquer roupa e nos escondemos do universo.Eu sou uma pessoa sozinha,não tenho muitos amigos pouquissimos e eles sofrem do mesmo problema.Dizem que sou simpatizante de satã,mas não sou absolutamente nada disso,o problema é que ja se tornou um vicío.

    ResponderExcluir
  3. eu sofro com isso porque sou uma pessoa solitária más prefiro não contar para a minha família porque eles vão me chamar de doente e vão dar risada da minha cara ou até mesmo me desprezar cada vez mais e eu não quero isso, vou procurar ajuda sozinha pois eu sou assim

    ResponderExcluir
  4. isso é simplesmente o que acontece comigo e só tenho 12 anos, não tenho amigos verdadeiros, só posso confiar em uma que sofre o mesmo problema que eu.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 26 anos, fiz meu primeiro corte aos 13.
    Passei metade da minha vida sangrando, gritando e sofrendo em silêncio, clamo por ajuda e espero poder ajudar vcs, juntos seremos mais fortes.

    ResponderExcluir
  6. Eu sofro de Self Harm :c , meu dia-a-dia é vendo sangue escorrendo por meu corpo e vivendo esta dor que parece não ter fim :c.

    ResponderExcluir
  7. Sofro com self harm des de que a minha mae morreu de câncer e tive que mudar toda minha vida mas tem gente que ainda trata isdo como algo bom ou algo para chamar atenção mas nao sabem como quem faz isso sofre alem de nao poder mostrar o corpo ou ir a praia e tals ainda tem a culpa na hora de cortar ninguém pensa mas depois vc se odeia mais por ter feito aquilo o que leva a mais cortes e as próprias cicatrizes te destroem

    ResponderExcluir
  8. Ola queridos bom dia! Eu tinha tudo na vida para fazer as mesmas coisas que vocês, fui abandonado por meu pai quando tinha 7 anos, minha mãe faleceu quando eu tinha 18 anos, passei muitas necessidades, mas em 1998 encontrei Jesus, apartir dai tudo mudou, hoje sou uma pessoa extremamente feliz, Jesus mudou a minha vida e vai mudar a sua também, basta que vocês tomem a decisão de se entregar a Ele! Eu acredito na vitória de vocês! Um abraço em todos!

    ResponderExcluir