quinta-feira, 7 de abril de 2011

Epiléticos Famosos



Esta lista inclui algumas celebridades que, por sua biografia, supõe-se que tenham sofrido de epilepsia:

-Alexandre o Grande, Imperador da Macedonia
-Alfred Nobel, criador do prêmio Nobel. Há evidências de que sofreu de epilepsia principalmente na infância.
-Caio Júlio César, estadista romano
arquiduque Carlos da Áustria (1771 - 1847))
-Fiódor Dostoievski, escritor russo. Ele começou a ter as crises aos 25 anos de idade. Os ataques se prolongaram até a sua morte aos 60 anos. Nestes 35 anos, o escritor teve cerca de 400 crises convulsivas, que eram seguidas de confusão mental, depressão e distúrbios temporários de fala e memória. "sim, eu tenho a doença das quedas, a qual não é vergonha para ninguém. E a doença das quedas não impede a vida".
-Gustave Flaubert, escritor francês, autor de Madame Bovary. A doença se manifestou aos 22 anos de idade, com crises parciais simples, (com sintomas visuais de curta duração) e depois com crises complexas. Ele também apresentava os sintomas emocionais, como terror, pânico, alucinações, pensamentos forçados e fuga de idéias.
-Hermann von Helmholtz, físico alemão (1821 - 1894)
-Ian Curtis, roqueiro inglês. O vocalista da banda Joy Division (criada em 1977, época seguinte ao estouro do movimento punk) teve a primeira crise convulsiva logo após a estreia em Londres. O show foi decepcionante e a crise o abalou. Depois disso, a excitação dos shows o levava a ter ataques epilépticos em pleno palco.
-Moreira César, coronel das forças Armadas brasileiras teve um ataque durante a expedição do exército a Canudos.
-Machado de Assis, escritor brasileiro
-Margaux Hemingway, atriz americana (1955 - 1996)
-Napoleão Bonaparte, imperador francês. "Gemia e babava, tinha uma espécie de convulsão que cessava ao cabo de um quarto de hora…" (testemunho de Talleyrand, ano de 1805, um dos que atestam que o imperador sofria, desde jovem, de epilepsia)
-D. Pedro I, imperador do Brasil. Segundo os historiadores, ele sofria de epilepsia herdada do lado materno de sua família e antes dos 18 anos já tinha sofrido seis crises.
-Maria Isabel de Alcântara Brasileira, segunda condessa do Iguaçu, foi a terceira filha do imperador D. Pedro I, do Brasil com a amante Domitília de Castro e Canto Melo, marquesa de Santos.
-Richard Burton, ator inglês
-Saul, rei bíblico
-Sócrates
-Van Gogh, pintor holandês. Em uma dessas cartas, quando estava internado em -Sait-Remy, ele escreveu: "as alucinações insuportáveis desapareceram, estando agora reduzidas a um pesadelo simples, eu penso que em consequência do uso que venho fazendo do brometo de potássio", o primeiro medicamento usado para combater crises epilépticas.
-Lenin, revolucionário russo (1870-1924)
-Eric Clapton, guitarrista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário